CUIDADO CRÍTICO AO PACIENTE NEONATAL
OBJETIVOS:
- Propiciar formação inicial e continuada aos profissionais Técnicos de Enfermagem para uma prática diferenciada em Cuidados ao paciente crítico neonatal contribuindo nacionalmente com a sociedade, no sentido de aprimorar a assistência de enfermagem;
- Criar estratégias para que o aluno desenvolva habilidades e competências para o atendimento ao paciente neonatal em situação crítica, valorizando as dimensões psicoemocionais, cognitivas e técnicas, pautadas na ética profissional e na segurança do paciente, na rede de atenção à saúde do SUS;
- Aprimorar a assistência de enfermagem no cuidado ao paciente crítico neonatal, para obtenção de um maior nível de qualidade na execução das atividades laborais do TE na rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde;
- Valorizar e dar visibilidade ao TE através do incentivo e reconhecimento da sua relevância pelos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Enfermagem, oportunizando a expansão e atualização do conhecimento da enfermagem em Cuidados ao Paciente Crítico Neonatal, teórico-prático. a partir da atualização do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO CUIDADO CRÍTICO NEONATOLOGIA |
|||
Conteúdos Curriculares |
Créditos |
Carga Horária |
Percentual da carga horária do curso |
1. MÓDULO COMUM |
06 |
90 |
30% |
1.1 Ambientação em Educação a Distância |
1 |
15 |
5% |
1.2 Sistema COFEN/COREN |
1 |
15 |
5% |
1.3 Ética e Legislação |
2 |
30 |
10% |
1.4 Saúde Ocupacional |
1 |
15 |
5% |
1.5 Metodologia da Pesquisa |
1 |
15 |
5% |
2. MÓDULO PROFISSIONAL ESPECÍFICO |
08 |
120 |
40% |
2.1 Cuidado integral na atenção à saúde neonatal |
2 |
30 |
10% |
2.2 Patologias que acometem sistemas do paciente crítico em neonatologia |
3 |
45 |
15% |
2.3 Recursos tecnológicos e assistência de enfermagem ao paciente crítico em unidade neonatal |
3 |
45 |
15% |
3. MÓDULO PRÁTICO EM SERVIÇO |
06 |
90 |
30% |
3.1 Prática em Serviço |
5 |
75 |
25% |
3.2 Trabalho de Conclusão de Curso |
1 |
15 |
5% |
TOTAL |
20 |
300 |
100% |
Redes Sociais