Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > QUALIFICA MAIS
Início do conteúdo da página

Qualifica mais

Acessos: 17904
imagem sem descrição.
O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado à beneficiários do Programa Auxílio Brasil.  

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro. 

A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental. 

As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos. 

Está prevista a pactuação de 23.500 vagas ainda em 2021. Os cursos terão início em 2022 e serão ofertados na modalidade presencial.   

Principais pontos 

Foco da ação: Oferta de vagas gratuitas em cursos de Microempreendedor Individual voltados à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Os cursos serão realizados em 2022, na modalidade presencial, nas cidades onde houver adesão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica. 

Parceiros demandantes: Ministério da Educação e Ministério da Cidadania 

Parceiros ofertantes: Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com cobertura de atendimento nas cidades prioritárias que aderirem à linha de fomento (Institutos Federais - IFs , Centros Federais de Educação Tecnológica– CEFETs, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e o Colégio Pedro II). 

Público-alvo: beneficiários do Programa Auxílio Brasil, que tenham 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e residam em uma das 100 cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania.  


Para acessar às regras de adesão ao Qualifica Mais Progredir, clique aqui

Legislação
 
 
Fim do conteúdo da página