Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Iniciar
Início do conteúdo da página

Quem Somos

Acessos: 449371

A Unidade Profissional e Tecnológica Escola Técnica de Saúde da UFPB está vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UPT/ETS/UFPB) por meio do Centro de Ciências da Saúde ( Resolução Nº 05/2000 do CONSUNI), pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal EPCT) , através da LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008.


Foto da ETS

Figura 1- Unidade Profissional e Tecnológica- Escola Técnica de Saúde da UFPB, 2022.

 

        A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é apresentada no art. 39 da Lei Federal nº 9.394/1996, esclarecendo que: no cumprimento dos objetivos da educação nacional, ela integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Além disso, com base no § 2º do art. 39 da referida Lei e no Decreto nº 5.154/2004, a EPT pode ser desenvolvida por meio de cursos e programas: de qualificação profissional, de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação. Tais programas e cursos devem ser organizados e desenvolvidos em observação aos princípios previstos pela Resolução CNE/CP nº 1/2021, que dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNGEPT).

Figura 2- Oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Pós Técnica e Nível Médio (Educação Básica) e Educação Profissional Técnica  Tecnológica de Pós Graduação  Pós Graduação  (Educação Superior ) - Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022

 

 A Escola Técnica de Saúde ao longo da sua história de setenta anos vem profissionalizando seus alunos, com diversas ofertas. 

 Através da linha do tempo da UPT /ETS/UFPB aponta seu crescimento ao longo desse período, conforme figura a seguir:

Figura 3- Linha do tempo da Unidade Profissional e Tecnológica- Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022.

    A UPT/ETS/UFPB contempla os seguintes pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação.

 

Figura 4- Os pilares da Unidade Profissional e Tecnológica- Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022.

 

A referida Unidade Profissional e Tecnológica ETS/UFPB além dos cursos técnicos oferecidos, trabalha com capacitações, Projetos de Extensão voltados ao Ensino Técnico/PROTEC, Projetos de Pesquisas voltados ao Ensino Técnico/PIBIC-EM, Especialização em nível lato sensu, Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/PRONATEC, Ensino Técnico à Distância/E-TEC e o Programa Novos Caminhos, bem como formação inicial continuada, através da oferta a capacitação, atualização e educação permanente por meio de curso de extensão via FIC conforme preconiza a Diretriz Curricular da Educação profissional CNE/CP nº1 de 05/01/2021.

Missão: Proporcionar a formação profissional e tecnológica em saúde através do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico, cultural e o pleno exercício da cidadania.

Visão: Consolidar-se como centro de excelência em educação profissional, tecnológica, lato e stricto sensu em saúde, através da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Valores: Ética, Profissionalismo, Democracia, Qualidade e Espírito de Equipe.

Desse modo, a Escola Técnica de Saúde da UFPB não pode definir seu futuro, mas pode delinear seu desenvolvimento, levando em conta as características e as tendências do meio na qual está inserida, uma vez que esta tem uma apreciável força de impacto sobre os rumos e o destino institucional, no que se refere a educação profissional. Nesse contexto, as características e as tendências do meio, alteram e transformam a realidade da instituição, rapidamente, se fazem necessárias as adaptações, para galgar às transformações de forma criativa e reflexiva, assumindo, o papel de interveniente ativo nesse processo de permanente mudança, que marca a sociedade contemporânea e a Educação Profissional Nacional.

Nosso lema da Gestão

 

   

Fim do conteúdo da página