Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ENERGIFE
Início do conteúdo da página

energife

Acessos: 1274

 

 

OBJETIVOS

 

Infraestrutura

Viabilizar a implantação de infraestrutura para laboratórios e usinas de geração de energia renovável

Formação Profissional

Impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética.

PD&I e Empreendedorismo

Estimular pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em energias renováveis e eficiência energética.

Gestão de Energia

Estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética.

Engajamento e Difusão

Promover parcerias e disseminar informações sobre energias renováveis e eficiência energética e sobre as ações do Energife.

 

AÇÕES

 

A histórica expansão do consumo de energia elétrica tem provocado mudanças nas estratégias para aplicação dos recursos utilizados para a sua produção, seja por afetar negativamente o meio ambiente seja por gerar a possibilidade de esgotamento desses recursos.

O estímulo ao uso eficiente de energia e às energias renováveis é um dos principais mecanismos para racionalizar o consumo de energia e garantir a continuidade do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O setor público consome aproximadamente 6,5% do total de energia elétrica no Brasil, sendo o poder público responsável por 4,5%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética Brasileira (EPE). A implementação de ações que contribuam para o consumo consciente e a promoção da eficiência energética deve fazer parte do cotidiano de pessoas e instituições públicas em todo o país, além da avaliação das possibilidades de geração distribuída, com o uso de fontes renováveis de energia.

O EnergIF tem como objetivo incentivar ações de eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis não apenas em suas instituições, mas também por meio de pesquisa e formação de profissionais para esses setores. Para atingir esse objetivo, o programa conta com quinze ações divididas em 5 eixos.

 

CPT-ETS abre processo seletivo de servidores da UFPB para Programa Qualifica Mais Energife

 

 

 

DOCUMENTOS

 

PORTARIA Nº 941, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2020
Institui o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Programa EnergIF.
Download
 
CHAMADA PÚBLICA DE ADESÃO AO FOMENTO DA BOLSA FORMAÇÃO – QUALIFICA MAIS ENERGIFE
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC torna pública a Chamada Pública para a Adesão de parceiros ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional,  Científica e Tecnológica – RFEPCT à linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE, voltada à promoção da oferta de cursos na área das Energias Renováveis.
Download
 
CRONOGRAMA AJUSTADO CHAMADA PÚBLICA ENERGIFE 2022
Download
 
RETIFICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA CHAMADA PÚBLICA ENERGIFE 2022
Download

 

 

EDITAIS

 

=>EDITAL Nº 18/2023 CPT-ETS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA QUALIFICA MAIS ENERGIFE - UFPB
A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB, torna público, que no período de 29 de agosto a 04 de setembro de 2023, estarão abertas as inscrições do processo seletivo de servidores ativos do quadro permanente da UFPB para atuar em atividades que viabilizem a oferta de Curso oriundo da Chamada Pública Qualifica Mais ENERGIFE no âmbito da UFPB, denominado de Programa Qualifica Mais ENERGIFE, que é executado por meio da Bolsa Formação, através do Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), seguindo o disposto no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.
 
 
 
 
 
=> EDITAL Nº 15/2023 CPT-ETS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA QUALIFICA MAIS ENERGIFE - UFPB
A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB, torna público, que no período de 02 a 08 de agosto de 2023, estarão abertas as inscrições do processo seletivo de servidores ativos e/ou inativos do quadro permanente da UFPB e profissionais externos para atuar em atividades que viabilizem a oferta de Curso oriundo da Chamada Pública Qualifica Mais ENERGIFE no âmbito da UFPB, denominado de Programa Qualifica Mais ENERGIFE, que será executado por meio da Bolsa Formação, através do Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), seguindo o disposto no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, disciplinado pela Lei 12.513/2011, regulamentado pela Portaria no 1.042, de 21 de dezembro de 2021, e pela Resolução FNDE no 04 de 16 de março de 2012.
 
 
 
 
 
 
=>Edital 10/2023 – CPT-ETS/UFPB PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) – ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS (INSTALADOR DE SISTEMA FOTOVOLTAICO)
A Diretora do Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB - Campus I, João Pessoa- PB, no uso de suas atribuições, nomeada pela Portaria no941 DE NOVEMBRO DE 2020, publicada no D.O.U. 12/11/2020 e de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público, por meio deste edital, que no mês de Maio de 2023 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) de 200 horas, ofertado com recursos oriundos da Chamada Pública Qualifica Mais EnergIFE, proposto pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TURMA 2
 
 
 
 
=>Edital 09/2023 – CPT-ETS/UFPB - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA QUALIFICA MAIS ENERGIFE - UFPB
 
A Diretora do Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB - Campus I, João Pessoa-PB, no uso de suas atribuições, nomeada pela Portaria no941 DE NOVEMBRO DE 2020, publicada no D.O.U. 12/11/2020 e de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público, por meio deste edital, que no mês de Maio de 2023 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos).
  
 
 
 
 
 
 
 
 

 


    

                                                    

Fim do conteúdo da página